Visão geral do site

O que é INOVA-E?

A plataforma digital inova-e foi projetada para tornar dados de investimentos brasileiros em Pesquisa, Desenvolvimento e Demonstração (PD&D) em energia acessíveis aos mais diversos públicos. Esta plataforma tem como objetivo aprofundar a compreensão das tendências de investimento em PD&D em energia e apoiar a EPE, o MME e o MCTI, bem como outras organizações do governo brasileiro, do setor privado e da sociedade civil, na formulação e promoção de políticas públicas, pesquisas e novos investimentos na área de inovação em energia. As informações estratégicas disponibilizadas na inova-e foram organizadas em uma única base de dados fornecendo um panorama inédito dos esforços em inovação no setor energético no Brasil.

Referências Metodológicas

A metodologia para a elaboração da plataforma se iniciou em 2019, com foco na prospecção, coleta, tratamento e análise exploratória das fontes de dados. Vale destacar que os dados utilizados se referem a dados de investimentos públicos e publicamente orientados em PD&D. Estes, apesar de dispersos e organizados em formatos diferentes, estão disponíveis e são abertos. Os investimentos em PD&D do setor privado por enquanto estão fora do escopo da inova-e, pois não existem dados abertos e estruturados que possibilitem sua incorporação no curto prazo nesta versão da Plataforma.

As estatísticas do inova-e consideraram investimentos realizados sob a responsabilidade das seguintes instituições: ANEEL, ANP, BNDES, CNEN, CNPq, FAPESP, FINEP e FNDCT. Para fins deste projeto estas instituições são chamadas de instituições fomentadoras. Os dados foram ordenados de acordo com a classificação de categorias tecnológicas da Agência Internacional de Energia (IEA, em inglês), bem detalhadas no Guia da IEA (2011). Na inova-e, a classificação utilizada para as categorias de energia foi feita com uma desagregação a 2 dígitos.

Histórico

Em 2018, na ocasião da participação do Brasil na iniciativa internacional Mission Innovation (aliança para colaboração no aumento dos investimentos em inovação em energias limpas), ficou evidente a dificuldade de se reportar o quanto o país investia em recursos públicos ou publicamente orientados em inovação na área de energia. Embora o Brasil investisse recursos significativos, não existia uma base de dados integrada, abrangente e estruturada que consolidasse as informações e que permitisse orientar a formulação de políticas nessa área.

Na busca por este objetivo o governo brasileiro (representado pela EPE e Ministério de Relações Exteriores) encontrou importantes parceiros: o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) através da iniciativa Big Push para a Sustentabilidade. Desta ampla convergência de motivações nasceu em 2019 o Energy Big Push (EBP) Brasil ou Grande Impulso Energia, uma iniciativa colaborativa que conta com a participação de diversas instituições e especialistas das áreas de energia e inovação, com destaque para as valorosas contribuições da Agência Internacional de Energia (IEA).

Visando fornecer evidências para promover investimentos em inovação rumo a uma transição energética sustentável no país, um dos eixos desenvolvidos pelo EBP Brasil foi a construção de uma base de dados de investimentos públicos (e publicamente orientados) em PD&D em energia, cujos resultados podem ser acessados nos relatórios divulgados em 2020.

Com a ambição de disponibilizar estas informações estratégicas sobre inovação para todos os públicos, além de internalizar este processo de forma perene dentro do governo, o MME instruiu a EPE a estruturar uma plataforma em seu sítio eletrônico, em continuidade ao processo do Energy Big Push. Assim, com o apoio técnico e financeiro do do Brazilian Energy Program (BEP) do Reino Unido, coordenação da EPE e execução do CGEE, foi concretizada em 2021 a Plataforma digital inova-e.

Se você quer conhecer mais sobre o histórico desta iniciativa acesse o Inova-eCast, um podcast elaborado pela EPE e divulgado na sexta Ministerial do Mission Innovation (MI-6). Através de 5 episódios, o Inova-eCast relata os esforços desenvolvidos através de uma série de parcerias para aprimorar a inovação em energia no Brasil.

Quem somos

Parceiros Executores


Parceiros